Das telas para... estantes?

10/10/2019

Hoje é comum que alguns livros, responsáveis por grande sucesso, acabem chegando até os cinemas. Mas existem algumas publicações que fizeram o caminho inverso: surgiram a partir das produções audiovisuais, como por exemplo os livros roteirizados, mas também os livros que surgiram para a alegria de fãs e maratonistas de séries. 

Glee: Você com certeza já ouviu falar do Clube Glee, o coral do Colégio William McKingley. Will Schuester (Matthew Morrison) é um professor de espanhol que se torna diretor do coral. Will busca por novas vozes para o coral e para compor seu time de cantores seleciona alunos diversos, desde os mais populares até aqueles com quem ninguém quer se sentar na hora do intervalo. O professor deseja restaurar o Clube Glee que já existia antes quando ele estudava naquela mesma instituição de ensino, mas para isso ele tem que lidar com vários problemas e principalmente com Sue Sylvester (Jane Lynch) a treinadora das líderes de torcida, que não deseja ver o sucesso do coral.

A série foi lançada em 2009 e três anos depois foi publicado o Anuário do Colégio William McKinley, um livro ilustrado para os fãs da série conhecerem ainda mais sobre Glee e sua história, tudo isso reunido dentro de um livro com formato de anuário. O livro traz letras de músicas, biografia dos personagens, frases emblemáticas e muitas e muitas fotos do cast das duas primeiras temporada.

Stranger Things: Will Byers (Noah Schnapp) tem apenas 12 anos quando desaparece em Hawkins de forma misteriosa. O xerife da cidade, Jim Hooper (David Harbour), começa uma busca para encontrar o garoto, mas os amigos Mike Wheeler (Finn Wolfhard), Dustin Henderson (Gaten Matarazzo) e Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin) pretendem encontrar Will sozinhos. Ao iniciar essa busca eles acabam esbarrando com segredos do governo, uma garota perdida na floresta que passa a fazer parte do grupo, e claro, o Mundo Invertido.

Stranger Things é aquela série de mistério e fantasia que todos comentam por aí e adoram maratonar. E por que não tirar ela do streaming e coloca-la nas mãos dos leitores e fãs?! Foi o que aconteceu com a chegada de Stranger Things: Raízes do Mal, o primeiro livro oficial sobre a série, lançado este ano. O livro se passa no passado e busca contar a história da mãe da personagem Eleven, a Terry Ives. Terry estuda em Indiana quando se inscreve como cobaia de um projeto secreto do governo, o projeto MKULTRA. No laboratório de Hawkins, ela conhece o Dr. Martin Brenner, um homem cruel e manipulador, capaz de tudo para conseguir o que deseja. Terry que tinha o sonho de participar de algo grandioso, acaba percebendo que fez uma escolha errada e sua única saída se encontra em uma garotinha com poderes sobre-humanos.

Twin Peaks: Twin Peaks costuma ser uma cidade pequena e calma, até o dia em que Laura Palmer (Sheryl Lee) é morta. Com a morte da garota, Dale Cooper (Kyle MacLachlan), agente do FBI, e o xerife Harry Truman (Michael Ontkean) têm que lidar com uma série de problemas. Ambos são responsáveis por investigar a causa da morte de Laura, e com isso acabam se dando conta de que existe muitos habitantes de Twin Peaks envolvidos no crime.

Twin Peaks é uma série dos anos 90, que ecoa na mente dos fãs até hoje. Foi por isso que o caso de Laura Palmer saiu das telas para os livros com O Diário Secreto de Laura Palmer escrito por Jennifer Lynch (filha do diretor da série, David Lynch), em 2016, um ano antes da série retornar para sua 3ª temporada depois de 25 anos em hiato. O diário tem início no aniversário de 12 anos de Laura e segue até o dia em que ela é assassinada. No diário, Laura conta tudo em detalhes e de forma crua, e inclusive é possível responder por ele a mais famosa pergunta: "Quem Matou Laura Palmer?" 


Supernatural: Sam Winchester (Jared Padalecki) e seu irmão Dean Winchester (Jensen Ackles) são ainda crianças quando perdem a mãe Mary Winchester (Samantha Smith) de forma misteriosa. John Winchester (Jeffrey Dean Morgan), o pai dos garotos, deseja se vingar pela morte da esposa e não terá paz até que faça isso. É assim que John se torna um caçador e isso passa a ser o ofício de seus filhos também. Sam não quer trilhar os mesmos passos do pai, mas Dean, sim. Enquanto Sam está empenhado em acabar de vez com as caçadas, ele acaba se vendo sem chances além de seguir o mesmo ofício de sua família e unir-se ao irmão em busca do pai que desapareceu. 

Como esquecer os irmãos Winchester? Nem a literatura foi capaz disso. Em 2016, os fãs de Supernatural  já assistiam a 12ª temporada da série quando foram presenteados com O Diário de John Winchester, que nada mais é do que o livro que os irmãos Winchester consultam em suas caçadas ao longo da série. O livro é ilustrado e revela vários segredos da família Winchester direto para os fãs, desde informações e descrições sobre os seres sobrenaturais até a criação de poções, conjurações e exorcismos. Supernatural que John deixe um arquivo assim para dar continuação a sua linhagem, certo?


Friends: As amigas Rachel Green (Jennifer Aniston) e Monica Geller (Courteney Cox) se conhecem desde o colégio e passam a morar juntas em um apartamento em Nova York após Rachel fugir de seu casamento. Ross Geller (David Schwimmer) é irmão de Monica e apaixonado por Rachel. Do outro lado do corredor em um apartamentos vizinhos moram Joey Tribbiani (Matt Leblanc), Chandler Bing (Matthew Perry) e Phoebe Buffay (Lisa Kudrow). Eles são os Friends, todos tentando construir uma vida em Nova York, estão longe da família e assim se tornam independentes, mas tudo é sempre melhor quando temos amigos ao lado para ajudar a segurar as barras da vida adulta, não é mesmo?

Nesses 25 anos de Friends, uma coisa é certa, eles estiveram aqui para nós, seja para maratonar juntinho no sofá com os amigos ou sozinho mesmo. Por conta disso, a sitcom ganhou em 2018 um livro, I'll Be There For You. Que nada mais é do que uma biografia/retrospectiva da série para os fãs matarem a saudade, descobrirem alguns segredos, compreenderem melhor algumas polêmicas e até mesmo entender porque Friends encanta a tantos de nós com tamanha facilidade. Diferente dos demais livros, ele ainda não foi lançado aqui no Brasil, então fica aí o apelo às editoras. 

How I Met Your Mother: No ano de 2030, Ted Mosby (Josh Radnor) conta para os filhos como ele conheceu a mãe deles em 2005. Ted lembra de seu passado e de seus romances e aventuras por Nova York, mas também não deixa de fora os detalhes que envolvem seus amigos Marshall Eriksen (Jason Segel), Robin Scherbatsky (Cobie Smulders), Lily Aldrin (Alyson Hannigan) e Barney Stinson (Neil Patrick Harris). 

A série fez grande sucesso após ser lançada em 2014, e um de seus personagens foi considerado tão bom que conseguiu chegar às prateleiras das livrarias. Barney Stinson interpretado pelo ator Neil Patrick Harris, eleito o Melhor Ator de Comédia, pôde dar dicas de cantadas para conquistar as mulheres em três livros: O Código Bro, Playbook: O Manual da Conquista e Bro On The Go. Todos os livros são escritos por Matt Kuhn, mas todos na voz do personagem Barney Stinson. Esses livros trazem algumas referências da série, inclusive o Playbook é um livro que aparece em um dos episódios de HIMYM, e que o fã pode ter em casa. Os livros dividem opiniões, mas se você seguir as dicas, talvez não seja um Ted para sempre.

Queer Eye: Trata-se de uma nova versão do reality show Queer Eye for the Straight Girl. Mas aqui os Fab 5 (cinco fabulosos) são homens homossexuais que dão dicas e conselhos para os "straight guys" desenvolverem autoconfiança e arrasarem. Tan France dá dicas sobre moda, Antoni Porowski dá dicas sobre gastronomia, Bobby Berk ajuda com a decoração, Karamo Brown fica com a parte de cultura e Jonathan Van Ness ajuda os homens a cuidarem da aparência. Ao longo do reality e das várias transformações pelas quais são responsáveis, os Fab 5 também debatem sobre temas importantes, como preconceito, depressão, religião e política. 

Todos eles foram levados para suas atuais profissões de formas parecidas e acabaram se apaixonado pelo que fazem, tornando-se especialistas em suas áreas de atuação. Todos, com exceção de Berk, escreveram livros autobiográficos e até o próprio reality ganhou um: Queer Eye: Love Yourself, Love Your Life. Este ano, Tan France, o nosso especialista em moda da série, escreveu Naturally Tan: A Memoir um livro que fala sobre aceitação, diversidade e empatia. Tan conta sua história antes de chegar até Queer Eye, mas claro que ele também aproveita o espaço para falar sobre moda, afinal é isso o que move a vida dele. Este também não foi publicado no Brasil, mas esperamos que ele chegue aqui em breve.

Quando uma série é muito boa e nos marca de alguma forma queremos que aquele universo seja expandido para além das telas, queremos produtos colecionáveis e novas histórias para além dos episódios que maratonamos durante horas e horas. Felizmente, alguns produtores e editoras entendem isso e trazem para as nossas casas um pouco da ambientação da série, dos personagens e algo continuado para suprir a nostalgia.

© 2019 CULTURA3. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora