Um Acidente de Aniversário

24/10/2019
Louis Drax (Aiden Longworth) é uma criança que parece não se encaixar em lugar nenhum e é bastante recluso. A sua vida inteira é marcada por uma série de acidentes inexplicáveis, nove no total, ele vive se acidentando de alguma forma em situações do cotidiano e sua saúde não é das melhores. A mãe de Louis, Natalie Drax (Sarah Gadon), se preocupa muito com o filho e tenta protegê-lo ao máximo. Louis desde criança acredita que não chegará a idade adulta e que em algum dia acontecerá um último e definitivo acidente que colocará fim a sua vida.

Em casa, Louis presencia constantemente o pai alcoólatra brigando com sua mãe. Ele odeia aquilo e busca refúgio em seu quarto. O garoto acredita que as brigas acontecem por causa dele. E as discussões seguem até o momento em que o casal decide se separar. 

Louis sente falta do pai que passou a morar em outra cidade e o vê com menos frequência. Mas em seu aniversário de 9 anos, retorna para comemorar com eles. A família faz um piquenique quando de repente Louis cai de um penhasco. O pai do garoto, Peter Drax (Aaron Paul), é o principal suspeito por tê-lo empurrado e desapareceu.

Após o acontecido, Louis entra em coma e o médico psiquiatra Dr. Pascal Dannachet (Jamie Dornan) torna-se responsável pelo caso dele. Pascal é especialista em casos de coma psiquiátrico e acredita que Louis está em coma por uma razão psicológica e que quando se sentir seguro irá retornar.

A NARRATIVA 

O filme dirigido por Alexandre Aja é quase inteiramente narrado por Louis. Durante o coma, o expectador sabe o que se passa em sua mente e com isso pode ir unindo as peças soltas do quebra-cabeça que é o enredo. Louis sempre teve uma mente um pouco confusa. Estar na mente de uma pessoa de um "lugar único" não é fácil para um expectador, ainda mais se for uma pessoa confusa, então esta confusão acaba gerando certa insegurança, houve momentos em que eu não sabia se realmente deveria acreditar em Louis.

Sabemos que o livro favorito do garoto é 20 Mil Léguas Submarinas, um clássico de Jules Verne. Ao saber disso é possível notar algumas metáforas escondidas: Louis Drax é como o Capitão Nemo, ele se desprende do mundo exterior e passa a viver em um mundo fantasioso, fugindo das questões de sua realidade. A vida do garoto é como o submarino Náutilus, mas movida à emoções. Os "engenheiros" responsáveis pela criação desse submarino, são os pais de Louis. No livro, o Capitão Nemo sobrevivia do que o mar lhe oferecia. Já Louis sobrevive a partir do que a imaginação lhe permite dentro daquela vida desastrosa e acidental. E aqui não há lutas contra "polvos gigantes", o nosso mini Capitão Nemo se une ao monstro criado por ele e se agarra à ele com afinco porque ali é onde ele encontra segurança.

SABERES INFANTIS

Todos os personagens guardam algum segredo, mas Louis não. Ele apenas aprendeu a guardar as coisas para não fazer tanta bagunça. O que é mantido como segredo por essas pessoas, não escapa do conhecimento dele. Ele sabe muitas coisas que ninguém contou, mas só consegue expressá-las para seu terapeuta, o Dr. Michael Perez (Oliver Platt).

O filme trata sobre traumas infantis e como experiências ruins podem caminhar com alguém e prejudicar essa pessoa ao longo da vida. A obra também mostra a importância de dar atenção ao que as crianças falam, sentem e de como é necessário permitir que elas se expressem com segurança em suas casas. Além disso, provoca reflexões como: quanto a negligência e o abuso podem significar na vida de alguém, o quanto se responsabilizar pela felicidade de alguém pode levar à ruína e até onde é saudável ir para ter o amor de uma pessoa.

Ao longo do coma de Louis Drax quem o assiste e fica responsavél pelo caso é o Dr. Pascal Danachett que trata seus pacientes em coma psicológico como se eles pudessem voltar a qualquer momento.
Ao longo do coma de Louis Drax quem o assiste e fica responsavél pelo caso é o Dr. Pascal Danachett que trata seus pacientes em coma psicológico como se eles pudessem voltar a qualquer momento.

Às vezes, o mundo real não abriga com segurança a criança e ela busca refúgio no mundo interior ou no mundo "imaginário." Elas criam suas própria histórias, contam suas histórias para amigos imaginários que na verdade possuem rostos muito reais, como é o caso de A Nona Vida de Louis Drax e também de Sete Minutos Depois da Meia-Noite.

A Nona Vida de Louis Drax é uma adaptação, até certo ponto, bastante fiel, do livro da autora inglesa, Liz Jensen. Independente da forma como você decidir adentrar ao mundo imaginário de Louis, tenho certeza de que vai se surpreender e que esta história vai ficar na sua memória por algum tempo. A cortina plástica de um leito de hospital dará lugar ao fundo do mar, onde um garoto se refugia de sua realidade. A única conexão dele com este mundo é a sua mente que insiste em não afundar. O pequeno Louis Drax está mais conectado ao mundo do que imaginamos e tem muitos segredos para dividir com você.

© 2019 CULTURA3. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora